Jejum Intermitente, funciona ou é moda?  

É consenso que o balanço calórico negativo é uma estratégia adequada para promover a perda de peso. Dentre essas estratégias, […]

É consenso que o balanço calórico negativo é uma estratégia adequada para promover a perda de peso. Dentre essas estratégias, o jejum intermitente vem ganhando força científica e popular nos últimos anos, pode ter vários formatos, dentre os quais, destaca-se a Restrição Temporal do Alimento, que promove períodos de jejum a partir de 12 horas diárias.

Restringir o período de alimentação a menos horas/dia ativa o jejum fisiológico, um mecanismo adaptativo do corpo humano desenvolvido em face de períodos de escassez alimentar e jejum prolongado. Desta forma, ocorre que o corpo queima a gordura estocada para produzir energia. Por isso, se o indivíduo está neste contexto há o emagrecimento.

Há também uma diminuição natural da quantidade de alimentos ingeridos ao longo do dia, visto que o indivíduo tem menos tempo para realizar suas refeições, o que também acaba induzindo a restrição de consumo calórico diário.

No geral, o jejum fisiológico, que respeita o relógio biológico do corpo humano, ou seja, o jejum noturno de 12 horas, como os nossos avós faziam (Ex:tomar café da manhã às 7 da manhã, almoçar e jantar às 19h) traz benefícios tanto do ponto de vista de emagrecimento quanto para a melhora de fatores metabólicos (glicemia, colesterol, dentre outros).

E apesar de toda a ciência que eu evidenciei aqui, não podemos esquecer que cada ser humano é único e não existe estratégia nutricional ideal para todos. Cada indivíduo tem suas particularidades, contraindicações, rotina, patologias, uso de medicamentos e necessidades específicas. Então, o nutricionista deve sempre levar em consideração todo esse contexto para, enfim, respeitando a ciência e as diretrizes nutricionais vigentes, realizar a prescrição nutricional individualizada.

Referências: DOI: 10.1056/NEJMra1905136; DOI: 10.3390/nu11040719; DOI: 10.1210/endrev/bnab027.

Nathalia Cavalcanti (@dranathalianutricionista), Nutricionista Clinica Esportiva (CRN 12703) e Doutora em Nutrição.

Rolar para cima